quinta-feira, 7 de agosto de 2014

III F.A.C.A.S

Para aqueles que não ficaram sabendo, ocorreu no último fim de semana o III F.A.C.A.S, a Terceira Feira Anual de Cutelaria Artesanal de Sorocaba.

Como havia anunciado em minha página do Facebook, iria expor na feira, minha primeira mostra como expositor e a ansiedade foi imensa.

Posto com um certo delay porque só agora tive tempo de realmente sentar na frente do computador e escrever um pouco. A correria para a feira e a que está vindo depois foi e continua sendo enorme. Mas tudo deu certo.

A cutelaria nacional possui bons eventos, mas olhando de fora a gente nunca entende direito como eles funcionam. Quando se é público existe uma certa timidez ao entrar em uma área repleta de pessoas que trabalham e entendem muito sobre lâminas, aços e derivados. Uma timidez que persiste mesmo quando você também trabalha na área, mas de forma mais despretensiosa.

No entanto, a pretensão de viver desse ofício  ficou mais forte e me arrisquei. Dei a cara à tapa e ouso dizer que se levei algum, não reparei.

Uma coisa interessante do cenário cuteleiro - se é que tal termo existe - é que há um certo entrosamento entre aqueles que o compõe, uma solidariedade rara em outros ambientes. Óbvio que seria uma completa ingenuidade acreditar que tudo são flores, que todos são amigos ou que não existem atritos na área, mas há um certo respeito com o iniciante e isso é o que mais me agrada. O "novato" é acolhido pelo meio de uma forma impressionante.

Foi gratificante receber elogios de pessoas com o triplo de minha idade e com pelo menos metade disso se dedicando à fatura de facas. E mais ainda, é claro, poder beber dessa fonte de informações e conhecimento em uma hora de conversa aqui e mais outra hora de conversa ali.

A ideia que eu tenho de feiras e salões é um pouco diferente da habitual, afinal: não estou ali para ter lucros, mas para ver e ser visto por "meus pares" (embora eu tenha que comer muito arroz e feijão para ser par da maioria ali). Se dá pra bancar as despesas, a feira já é lucrativa. Rever amigos, fazer novos, conhecer outros com quem só tenho contato digital... É uma lista de fatores positivos sem tamanho que somente um evento deste tipo oferece.


Foi uma experiência excelente e que será repetida inúmeras vezes. Afinal, agora sou oficialmente "cuteleiro", já que não tenho mais a desculpa de ser "estudante". Então que venham as próximas!